Dicas para vestido de daminha de casamento

As pequenas damas de honra podem ter muitas funções em um casamento: elas levam as alianças para o altar, abrem o caminho da noiva jogando as pétalas de flores pelo tapete vermelho, ou trazendo as famosas plaquinhas com frases, além de também carregar a cesta com flores ou presentes para as madrinhas… enfim, uma coisa é certa e todo mundo concorda: a dama de honra embeleza e traz graça ao casamento. A daminha é muito aguardada pelos convidados, por isso, você deve escolher o vestido de dama de honra perfeito para ela!

Sue Hill Clothing

À primeira vista, parece que a escolha do vestido da daminha é uma tarefa bem fácil, porém é necessário prestar atenção em diversos itens para não errar ao escolher o modelo. Por isso o blog Vestidos Infantis listou aqui os principais itens a se analisar para você poder escolher com calma e sabedoria o vestido da sua daminha, com mais tranquilidade e acerto. Confira abaixo.

Conforto acima de tudo

É importante ressaltar que a dama de honra deve se sentir bem com o seu vestido. Dessa forma ela estará mais confiante para entrar na cerimônia de casamento. A daminha precisa gostar do vestido, sentir confiança, e acima de tudo estar feliz e tranquila. Pois caso contrário ela poderá entrar “na marra”, chorando, ou até mesmo nem entrar! E daí o desastre está feito! Por isso, é importante que ela participe da escolha do vestido que irá usar, e fazer muitas provas para que ele fique perfeito em seu corpo, não fique machucando, incomodando ou pinicando.

Ela não é a noiva

Um item muito importante a se considerar é que a criança não é uma miniatura da noiva, ou seja, não é certo que seu vestido seja uma réplica do vestido da noiva. Lembre-se que o vestido da noiva deve ser exclusivo, para ela reinar absoluta. O ideal é que o vestido da dama de honra tenha elementos que remetem ao vestido da noiva, que eles estejam em harmonia, porém cada um com suas características únicas. Até porque, como a daminha entra na igreja antes da noiva, não há muita lógica em ser o mesmo vestido, pois todos os convidados não ficariam surpresos com o traje da noiva, pois já veriam na dama antes!

Olive and Fern

É claro que há exceções, se o gosto da noiva é que sua noivinha tenha o mesmo vestido, então, que se faça igual (é mais aceitável quando a daminha é filha da noiva). Mas via de regra, o melhor é que a dama tenha seu próprio modelito.

Vestido branco ou colorido?

Não é necessário que o vestido da daminha seja inteiro branco. Geralmente o vestido da daminha terá alguns itens na mesma paleta de cores da decoração da festa. Por exemplo, se as flores da cerimônia são vermelhas, seu vestido será branco com um laço vermelho, etc.

Até mesmo a cor preta pode estar presente no vestido, contanto que faça parte do estilo do casamento – KS Wedding Atelier

Hoje em dia, admite-se o vestido para daminha inteiro na cor da decoração do casamento, por exemplo, um vestido inteiro cor de rosa, ou inteiro azul-bebê, ou um vestido em duas cores (uma parte colorido e a outra branca).

O vestido em duas cores é uma opção delicada – Myntra

Também está muito em moda o uso do off-white, tons de bege e nude para as daminhas, deixando assim o branco exclusivamente para a noiva.

O nude pode ser uma ótima escolha para o vestido da daminha – Bonnie Jean

Porém, se você deseja um casamento bem clássico, o branco para a noivinha continua valendo.

O modelo de vestido ideal

Lembre-se sempre de adequar o vestido da daminha com o estilo do casamento. Ele precisa ter a essência do estilo da cerimônia, seja ela clássica ou contemporânea, romântica ou moderna. Em cerimônias de casamentos mais tradicionais e durante a noite, o modelo de vestido precisa ser mais clássico e formal, no estilo princesa, vestidos com bordados e brilhos, saias bem rodadas, tecidos nobres e toda a suntuosidade que o evento pede.

casamentos ao ar livre, no campo ou na praia, de dia, ou no estilo vintage, pode-se abusar de vestidos mais leves, sem tanto rodado, estampados e delicados, com menos brilho, etc. É claro, que não deve ser tão simples, já que trata-se de um evento importante. Mas são vestidos mais discretos do que os de casamento noturno.

A estampa floral pode ser usada sem medo em casamentos diurnos ao ar livre – Ana Giovanna

O comprimento é importante

O comprimento do vestido da daminha de honra é um item muito importante a se considerar. Ele não deve cobrir os pés da menina, que pode tropeçar durante a entrada, o ideal é que ele vá até o tornozelo. Assim, a daminha não precisa ficar segurando o vestido e pode entrar muito mais confiante na cerimônia.

Os vestidos longos são os mais indicados para casamento noturno, porém eles não devem chegar ao chão – Dresskot Fashion

Agora se o casamento é ao ar livre, seja casamento no campo ou na praia, é bom que seja um vestido mais curto, com o comprimento perto dos joelhos, até mesmo para que não suje.

O vestido curto para casamento ao ar livre é a melhor opção para a menina – Bonnie Jean

Quantas daminhas serão?

Já sabe quantas daminhas farão parte do casamento? Se apenas uma, talvez queira algo bem chamativo e de impacto. Se forem mais de uma, é preciso levar em conta se os vestidos delas serão completamente iguais ou apenas parecidos. Geralmente eles devem ter alguma ligação entre si, para ficar mais harmonioso.

Vestidos de daminhas diferentes, porém usando a mesma renda para obter uma harmonia – Baby Posh Planet

Considere o clima

É importante pensar também em como estará o clima no dia do casamento. Será durante o verão ou o inverno? Evite tecidos quentes no calor, ou tecidos geladinhos no inverno. Pergunte também para a mãe da criança se ela é mais friorenta ou mais acalorada. Leve em conta se no ambiente há ar condicionado. Talvez seja importante a criança usar uma meia-calça e um bolerinho (que combine com o vestido) para se proteger mais.

Esperamos que tenha gostado das dicas que trouxemos hoje! Em um post futuro, traremos mais dicas de vestidos infantis para casamento, fique atenta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *