Painel de flores de papel

Hoje em dia com a internet e sites como Pinterest, muito se difundiu a decoração de festas no estilo DIY (em inglês, Do It Yourself), que significa faça você mesmo. Todo mundo está colocando a mão na massa para criar uma decoração de festa única e especial, e o melhor, sem gastar muito dinheiro. Entre as últimas tendências podemos destacar o painel de flores de papel, que virou uma febre na internet e está invadindo as festas brasileiras. Geralmente feitas com cartolina, color set, papel crepom ou sulfite, as flores gigantes vêm conquistando cada vez mais admiradores desse artesanato.

Painel de flores de papel
As flores de papel podem ser usadas de várias maneiras na decoração de uma festa, entre elas a mais conhecida é o painel de flores. – Foto: Instructables

O painel de flores de papel na verdade já existia no passado, mas durante um tempo ficou esquecido, e agora voltou com força total, sendo atualmente uma tendência forte para festas feitas em casas ou sem a ajuda de um profissional de decoração. Ele distingue-se por ser feito com um material muito barato, o papel; e por ser feito com flores grandes, é uma decoração que “aparece”, enche os olhos e transforma completamente o local da festa. Fica muito lindo, não é mesmo??! Além disso, é algo bem fácil de se fazer (veja um passo a passo completo aqui) e que pode ser adaptado aos mais diversos tipos de festas, seja para uma festa infantil, ou seja para uma festa para adultos, podendo ser usada até mesmo em casamentos mais descolados e moderninhos.

O melhor painel de flores para cada tipo de festa

Para se adaptar aos mais diferentes estilos de festas, é só escolher as cores das flores e o tipo de papel, por exemplo, com ou sem brilho. Para uma festa infantil, utilize cores bem fortes; ou caso a festa de aniversário tenha um tema determinado, leve isso em conta. Por exemplo, uma festa com tema unicórnio deve usar flores em tons pastel. Já uma festa com tema da personagem Ladybug deve-se usar flores num vermelho intenso para combinar com a heroína do desenho animado.

Painel de flores de papel
Para a festa de aniversário com tema de unicórnio, as flores em tons pastel são ideais. – Foto: Catch My Party

Agora para casamentos, a melhor escolha é sempre preferir tons de branco, bege e rosinha. Fica muito interessante usar um papel com efeito perolizado para trazer mais glamour à decoração do evento.

Painel de flores de papel
As rosas brancas são delicadas e deixam o ambiente do casamento mais sofisticado. Foto: Manee Paper Art

Como usar o painel de flores de papel na decoração da festa

Há várias formas de se usar o painel de flores de papel, pode-se fazer um painel em formato de um portal e deixar na entrada da festa, recepcionando os convidados. Outra ideia é fazer um super painel e deixar atrás da mesa do bolo para criar uma linda decoração. Ou você também pode fazer em uma parede qualquer do ambiente, para que os convidados tirem muitas fotos em frente ao painel, compondo um cenário muito interessante.

Painel de flores de papel
Olha só esse lindo cantinho para os convidados tirarem fotos durante a festa – Foto: @dugorche

Uma flor gigante sozinha é bonita, mas o legal desse tipo de decoração é a junção de várias flores compondo um cenário rico. Quanto mais flores um arranjo tiver melhor. Você pode inclusive misturar os tipos de flores, tamanhos e cores.

Como fazer as flores de papel

Não sabe como fazer as famosas flores? Existem diversos modelos de flor de papel, algumas mais fáceis, outras mais elaboradas (mas todas possíveis!) Vamos mostrar aqui um passo a passo de como fazer as flores de papel que compõem o painel.

Painel de flores de papel
Passo a passo como fazer flor de papel – Créditos: Ash and Crafts

É um processo um pouco demorado, onde primeiro você tem que fazer cada pétala e depois juntar tudo formando a flor gigante. Lembrando que cada formato de pétala te dará uma flor diferente. Confira o esquema abaixo:

Painel de flores de papel
Imagem: Party Prints By Anna

Após confeccionar diversas flores (lembre-se que nesse caso, quanto mais melhor!), é hora de juntar tudo para compor a decoração. Você pode prender as flores em um painel de madeira ou cortiça, mas também pode colar diretamente na parede com o auxílio de uma boa fita adesiva, como por exemplo a conhecida “fita banana”. É bom fazer um teste dias antes para ver se a sua fita adesiva aguenta o peso da flor, pois nada mais desagradável do que a decoração cair no momento que a festa está acontecendo.

Ou se preferir ver o passo a passo em vídeo, assista o vídeo abaixo de Luciara Novaes mostrando bem explicadinho como fazer as flores de papel:


Se o vídeo não abrir, clique aqui para assistir.

Mais ideias para te inspirar e criar lindas flores

Confira agora algumas fotos inspiradoras de painel de flores de papel encontradas pela internet. Faça a sua versão e decore a festa da sua criança, ela vai amar!

Painel de flores de papel
As rosetas são um tipo mais fácil de se fazer. – Foto: Buba DIY
Painel de flores de papel
Foto: Catch My Party
Painel de flores de papel
Foto: Fantasy in Florals
Painel de flores de papel
Arranjo com folhagens fica bem bonito – Foto: @fanflower.smg
Painel de flores de papel
Foto: Catch My Party
Painel de flores de papel
Uma ótima opção para decorar a mesa do bolo da festa infantil é fazer uma composição juntando as flores de papel com balões – Foto: @madebyjesslee
Painel de flores de papel
As cores acesas são perfeitas para as festas infantis, pois são alegres e lúdicas – Foto: Priscilla Massena / Gshow
Painel de flores de papel
Foto: Catch My Party
Painel de flores de papel
E esse cantinho para descansar e tirar foto durante a festa? – Foto: @acrj_sweet_creationzs
Painel de flores de papel
Olha que lindo esse arranjo de flores brancas e azuis, note que há vários estilos de flores – Foto: Manee Paper Art

E você, já se rendeu à moda da decoração com as flores gigantes de papel? Comente aqui embaixo deixando a sua opinião, se você já fez alguma decoração de festa infantil com essas flores, se achou fácil ou difícil, enfim… Deixe aqui o seu recado, ele é sempre muito importante para nós do blog Vestidos Infantis.
Até o próximo post! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *