Vestido infantil de tecido

Há muitos tipos de tecido diferentes no mercado, adequados para o uso em vários estilos de vestuário, desde os mais simples até os mais sofisticados, e para o vestido infantil de tecido próprio ao uso infantil, existem muitas possibilidades e alternativas que poderemos encontrar à disposição. Se você pretende adquirir um vestido infantil para sua filha utilizar por ocasião do aniversário, existem belos modelos de vestidos infantis confeccionados com algodão, cetim, tafetá e organza, ou ainda confeccionados com partes de cada um destes tecidos. Cada material têm suas próprias características e vantagens na utilização no vestidinho, e para entender melhor sobre as diferenças entre cada um deles, descreveremos um breve resumo acerca dos principais tecidos que podemos encontrar no acabamento e confecção dos vestidos infantis para meninas. O primeiro e mais popular deles é o algodão, tecido natural que é amplamente utilizado na fabricação de roupas infantil para meninas. O algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada, obtida dos frutos em algumas espécies de plantas que dão origem a esta matéria-prima, bastante reconhecida por costureiras e alfaiates em diversas partes do mundo, e largamente utilizado na confecção do vestido infantil de tecido natural. E se a sua filha não pode utilizar um vestido infantil de tecido sintético por questões de saúde, é recomendado adquirir vestidos confeccionados com tricoline, que é uma variedade do algodão muito adotada na fabricação de vestidos para crianças.

Vestido infantil de tecido
Foto: Bonnie Jean

Principais materiais utilizados no vestido infantil de tecido

Nos dias atuais, apenas quatro espécies de algodão podem ser aproveitadas para a fabricação de tecidos, e também para o desenvolvimento de alguns instrumentos na medicina. Em razão de ser um material proveniente da natureza, o algodão é muito sensível a oscilações de preço e disponibilidade. Em seguida, podemos citar o cetim, o qual é amplamente utilizado para criar roupas infantis para festas. Considerado um tecido luxuoso e com brilho significativo, é recomendado para desenvolver vestidos infantil que necessitam de maior elegância e também para proporcionar um ótimo caimento. Outro tecido bastante empregado na confecção de vestidos para meninas é o tafetá, sendo este um tecido de seda trançado. O tafetá é um tecido fino e acetinado feito com seda, lã ou materiais sintéticos, apresentando boa resistência e durabilidade. Ele também é resistente à abrasão e suporta bem ao contato com agentes químicos, sendo facilmente lavado. O tecido tafetá é bastante semelhante ao cetim, mas desloca-se menos. Por ser considerado um tecido fino e com aparência muito bonita, o tafetá é bastante utilizado em ocasiões festivas, tanto para adultos como para crianças. Encontramos diversos vestidinhos infantis confeccionados com tafetá e porções de organza, cujos resultados são bastante agradáveis.

Vestido infantil de tecido
Foto: Bela Pequena

Como escolher o vestido infantil de tecido mais seguro para sua filha

Para decidir sobre qual é o tecido adequado para confeccionar o vestido infantil de sua menina, é necessário antes analisar sobre a espécie ou natureza do evento no qual ela irá participar. Será o seu próprio aniversário, ou o aniversário dos seus amiguinhos ou familiares? Para eventos especiais, naturalmente os vestidos infantil são traje obrigatório, e há inúmeros modelos para escolher. Se a sua filha não tiver problemas com tecidos sintéticos, então você poderá adquirir um vestido infantil de tecido de origem sintético, como nos casos do tafetá, cetim e organza, mas se ela tiver qualquer tipo de irritação ou incômodo com materiais de origem artificial, então o vestido infantil de tecido natural ou algodão será a única escolha segura. Mas mesmo os vestidinhos fabricados com algodão ou tricoline proporcionam ótimos resultados, e podem ser utilizados conveninente em aniversários e outras ocasiões especiais. É importante também observar o tecido utilizado no acabamento interior do vestido, pois será esse tecido do forro que na maior parte do tempo terá contato com a pele da criança. Para comprar com tranquilidade um vestido infantil de tecido para sua filha que será utilizado em uma situação especial, vale sempre a premissa de colocar em primeiro lugar o conforto e o bem-estar da criança, e em seguida podemos investir mais tempo e recursos para garantir um excelente visual em relação as roupas de nossas filhas.

Vestido infantil de tecido
Foto: Tykes and tots Co

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *